Prefeitura de Congonhas implanta Programa Modelo de Resposta à Intervenção (RTI)

Prefeitura de Congonhas implanta Programa Modelo de Resposta à Intervenção (RTI)

Spread the love

A Prefeitura de Congonhas dá mais um o em direção à excelência educacional com a implantação oficial do Programa Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da Rede.

Sob a coordenação das fonoaudiólogas Márcia Adriana de Alcântara Lemos e Alessandra Mª Machado de Souza, do Núcleo de Apoio Educacional da Secretaria Municipal de Educação da SEMED, pedagogas e professores das Salas de Recursos Multifuncionais foram capacitados para a implementação do programa. Além disso, foi entregue material de e adquirido para todas as escolas, visando aprimorar ainda mais o processo educacional.

A capacitação ocorreu no salão de reuniões da Casa da Professora e do Professor, demonstrando o compromisso da istração municipal com a valorização e o desenvolvimento profissional dos educadores.

O RTI é um modelo educacional baseado em evidências, que tem como objetivo central identificar precocemente crianças em grupo de risco para problemas de aprendizagem, monitorando seu progresso para embasar tomadas de decisões eficazes. Nesse modelo, todas as crianças recebem instrução em sala de aula (Nível 1) e, por meio de avaliações sistemáticas de sua resposta à instrução, são encaminhadas para intervenções especializadas e graduadas (Nível 2 e/ou Nível 3), de acordo com suas necessidades individuais.

Além de buscar o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, o modelo RTI também visa atender a requisitos legais que favorecem o direito ao o à educação de qualidade e assistida. Nesse sentido, a Lei Nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para os educandos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, é essencial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação , “o compromisso com a educação inclusiva e de qualidade proporciona oportunidades igualitárias de aprendizagem para todos os alunos, independentemente de suas necessidades individuais”.

Por Matheus Mendes


Spread the love

Deixe um comentário