A fiscalização é função inerente ao cargo de vereador, que o vereador Pedro Américo realiza de forma ativa e continuamente em toda sua vida política. Como hábito, visita periodicamente as unidades de saúde a fim de verificar as demandas íveis de serem corrigidas para melhor atender aos usuários e servidores.
“Sabemos que as ESF’s desempenham um papel central na garantia de o à população a uma atenção à saúde de qualidade, são a principal porta de entrada e o centro articulador do o dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS”. Declarou o vereador.
Entre os dias 25/05/23 e 01/06/2023, Pedro Américo esteve nas Estratégias Saúde da Família- ESF’s dos bairros Bellavinha (Vila Rezende e São Judas Tadeu), Morro da Mina, Arcádia, Santuário, Museu, Santa Efigênia, Cachoeira, Lourdes, São Sebastiao e Vista Alegre. “Durante as visitas fiz um levantamento das demandas de cada unidade, com o objetivo de auxiliar o poder executivo na melhoria nos serviços em saúde. Durante os próximos dias, estarei visitando as outras unidades”.
Ele está elaborando um relatório minucioso, mas para agilizar o atendimento às demandas já verificadas, fez na semana ada um comunicado a Secretaria de Saúde, onde pontuou os principais problemas observados, solicitando informações sobre as medidas que serão tomadas para solucionar cada problema de cada unidade.
Ainda, entrou com um requerimento na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, solicitando a realização de uma audiência pública para discutir sobre a situação de atendimento e infraestrutura dos setores de Estratégia de Saúde da Família – ESF do município de Conselheiro Lafaiete, de modo que toda a população poderá se manifestar e os problemas e soluções poderão discutidas em conjunto.
“Destaco e parabenizo o empenho de vários profissionais da saúde, que buscam garantir a qualidade de atendimento, mesmo com tantas dificuldades verificadas.
Demandas já observadas:
ESF BELLAVINHA – Falta de médico na unidade Vila Rezende; Mofo nas salas; vazamento na pia da sala de vacinação; Torneiras estragadas e sifão quebrado na sala de curativos e medicamentos; Banheiros precisam de reparos; Vazamento no bebedouro e falta de copos descartáveis; Autoclave / câmara/ balança fria com defeito; Sala dos agentes de saúde precisando de computador para digitação e cadeiras; Necessidade de nelhorias na qualidade da limpeza; Necessidade de melhoria na utilização do espaço físico; Falta EPI’S (protetor solar, capa de chuva e luvas de limpeza) e uniformes; Falta agulhas para caneta de insulina; Alta demanda de atendimento do EMAP e o número de profissionais aquém do desejável, especialmente do profissional de psicologia; Falta profissional para atender a recepção em todo o horário de funcionamento da unidade.
ESF SANTUÁRIO – Necessidade de melhorias na limpeza do espaço físico, Falta de ibilidade adequada; Falta privacidade na sala de vacinação que funciona juntamente com a sala de curativo; Falta material de limpeza (sanitizante, desinfetante, hipoclorito); Falta uniformes e luvas de limpeza, pinças e tesouras para retirar pontos; Falta agulhas para caneta de insulina; Autoclave com defeito; Falta lâmpada na sala de atendimento médico; Falta uma maca para pacientes obesos; Cadeiras quebradas; Falta copos descartáveis, Banheiros estão com o vaso sanitário comprometido.
ESF MUSEU – Obra inacabada do consultório odontológico; Falta materiais adequados para a limpeza e desinfecção; Falta corrimão na escada; Câmara fria com defeito; Falta de ibilidade na entrada; Péssimo estado da maca para realização de preventivo; Falta lixeiras para lixo contaminado/ comum; Quantidade insuficiente de papel higiênico e copos descartáveis; Defeito na tomada do banheiro; Falta tela de proteção para o depósito de contaminados; Defeito no telefone da unidade; Falta recepcionista em tempo integral.
ESF MORRO DA MINA/ MANOEL DE PAULA – Falta ibilidade; Falta corrimão e guarda corpo na escada; Falta farmacêutico para distribuição de medicamentos; Falta lavatório na sala do médico; Falta papel higiênico e copos descartáveis em quantidades adequadas; Necessidade de contratação de mais um técnico e um enfermeiro.
ESF ARCÁDIA/JK/ MORADA DO SOL – Faltam 03 agentes de saúde/grande área descoberta; Falta profissional para a recepção; Falta farmacêutico para a dispensa de materiais; Câmara fria com defeito; Assento para realização de exame preventivo quebrado; Defeito na torneira do banheiro dos pacientes; Faltam lavatórios nas salas do médico, de curativo e de vacinas;
ESF SANTA EFIGÊNIA – Ambiente pequeno e inadequado para unidade de saúde; Falta de privacidade na sala de vacinação; Falta banheiro para uso separado de pacientes e servidores; Falta autoclave para esterilização; Falta bebedouro para uso dos pacientes; Lâmpadas queimadas no banheiro e corredor; Falta farmacêutico para dispensa de medicamentos; Falta insulina; Vidros quebrados na sala de atendimento médico; Sala de espera pequena; Falta luva para limpeza da unidade.
ESF LOURDES – Banheiro de uso comum de servidores e pacientes está com defeito. (unidade sem banheiro utilizável); Falta instalação de bebedouro; A área de abrangência da unidade está excessiva e precisa ser reajustada; Necessidade de aumento de profissionais de enfermagem; Não tem recepcionista, comprometendo o trabalho dos ACS’s; Falta pia na sala de vacinação; Poucos pontos de tomada elétrica; Limpeza comprometida pelo grande movimento do posto; Falta papel higiênico e papel toalha.
ESF CACHOEIRA – Falta médico; Falta recomposição dos agentes de saúde que estão em número reduzido; Grande área descoberta pela falta de agentes; Agentes de saúde não têm sala própria e nem computador; Falta recepcionista; Consultório odontológico está montado sem funcionamento; Falta papel higiênico, papel toalha e copos descartáveis; Falta privacidade na sala de vacinas e curativos, que são juntas; Tanque da área de serviço com vazamento; Falta depósito para armazenamento de materiais; Telefone da unidade não funciona; Unidade fica longe da área central do bairro, dificultando o dos usuários, especialmente idosos;
ESF VISTA ALEGRE – Faltam dois agentes de saúde, deixando a área do b. São Dimas descoberta; Falta recepcionista em tempo integral; Faltam tomadas em número suficiente; Faltam materiais de limpeza; Câmara fria e geladeira com defeitos; Defeito no portão de entrada; Vidros quebrados; Telefone não funciona
ESF SÃO SEBASTIÃO – Falta médico; Falta um agente de saúde; Falta recepcionista em tempo integral; Faltam tomadas em número suficiente; Faltam materiais de limpeza; Câmara fria e geladeira com defeitos; Defeito no portão de entrada; Vidros quebrados; Telefone não funciona.






