Três tendências de logística reversa que devem se fortalecer em 2023. Confira:

Três tendências de logística reversa que devem se fortalecer em 2023. Confira:

Spread the love

Experiência do cliente no pós-venda

Muitos e-commerces (comércios eletrônicos) já estão atentos à experiência que o cliente tem ao adquirir o produto. Porém, uma tendência para os próximos anos é acompanhar o consumidor no pós-venda, uma das etapas mais importantes da etapa.É nesse momento que o lojista vai saber se o usuário está satisfeito com a trilha do produto ou se vai querer trocá-lo ou devolvê-lo. Um grande diferencial na área da logística reversa, no qual o consumidor irá escolher onde comprar e como é realizado o serviço no pós venda. Um atendimento mais humanizado, explicando tudo com bastante clareza e confiabilidade, na hora da troca do produto, se for o caso. Ou a devolução do mesmo. É um diferencial.

Digitalização e análise de Dados

A automação nos processos de logística reversa já vem se consolidando desde a pandemia. Nos próximos anos, a leitura dos Dados dos clientes, como satisfação, recomendação e dicas de melhoria, será indispensável para as empresas do setor. Também se destacam inteligência artificial e Big Data.“A análise de Dados é uma área muito importante para várias empresas.”Por isso a importância de especialistas na área, Será responsável por istrar grandes volumes de dados, focando na segurança, privacidade e velocidade. Ele atua no mercado de análise de dados de clientes particulares, startups ou grandes empresas.

Preocupação com práticas ESG

Muitos consumidores consideram as práticas ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) decisivas na hora de escolher onde comprar. Segundo estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), esse movimento de consumo ficou evidente.
Em 2019, a pesquisa apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.Também vale para os processos de logística reversa.
O e-commerce precisa considerar onde vai descartar o produto defeituoso, se for esse o caso, e como isso será feito. É importante pensar em formas de melhorar as práticas e contribuir com a saúde do planeta. É importante salientar que o produto deve ser descartado de forma correta. E se a Empresa está executando de maneira “certa” e ” confiável” de fato.


Spread the love

Deixe um comentário