Ao longo da vida, amos e vivemos incontáveis momentos e situações e,para cada ocasião,existe um propósito. A definição de propósito é “intenção de fazer algo; projeto, desígnio.” (Oxford Language, Dicionário).
Logo, podemos pensar o que cada situação representa ou significa diante do momento em que estamos vivendo, pois tudo muda e, de repente, o que significava uma coisa pode ter um outro significado no futuro.
Por exemplo, há 10 anos um emprego perdido significava a perda de umafonte de renda, mas você teve que encontrar outra forma de obter renda e hoje, quando se lembra deste episódio, não o reconhece como uma perda ocorrida,mas como uma oportunidade de mudança de mente. Chamo isso de ressignificação, o ato de transformar uma dificuldade em possibilidade, o que significava uma perda, decepção e tragédia, foi transformado mentalmente como oportunidade e aprendizado, foi dado um outro sentido à situação.
Partindo dessa semiótica, é preciso uma análise crítica a tudo que acontece a nossa volta, observando se é necessário ressignificar alguma coisa, sentimento, pessoas ou fatos ocorridos. Temos a capacidade e necessidade de darmos sentindo à vida. Por isso, ressignificar é preciso.
Analise-se, ressignifique e siga, porque a vida não para.
Ressignificar é criar uma nova interpretação sobre um evento ocorrido, considerando representação em relação a si mesmo.
Saudações.
Leandro de Paula
Psicanalista
Graduado em Gestão Ambiental
Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho
Whatsapp (31) 9.9646-3825
Instagram: @espacodpessoas
@leandro.psicanalista