A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na Praça São Sebastião, na manhã desta quarta-feira, 28, um evento alusivo à Campanha Setembro Amarelo, que aborda a valorização da vida, a prevenção ao auto extermínio e à manutenção e preservação da saúde mental.
A atividade, coordenada pelas equipes do CAPS e do eMulti- Equipe Multiprofissional da Atenção Primária em Saúde, ofereceu diversos serviços. Durante toda a manhã os profissionais das equipes, compostas por nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, atenderam a população.
O evento contou com a presença de populares que desde às 8h receberam atendimento e orientação sobre a saúde mental e prevenção da vida, participaram de atividades físicas, danças, dia da beleza, receberam informações e cuidados com a saúde.
O Coordenador da E-multi Esdras Paiva, destacou a importância de participar de atividades coletivas para a manutenção da saúde mental e o perigo da ociosidade que pode levar à depressão. Ressaltou que o município oferece inúmeros serviços e atividades gratuitas nas unidades de saúde que são abertas a todos e trazem muitos benefícios.
A Gerente da Atenção Psicossocial de Conselheiro Lafaiete, Renata, ressaltou que, principalmente no período pós pandemia houve aumento de casos de ansiedade e depressão e o evento tem o objetivo de mostrar às pessoas que existem serviços disponíveis no município que podem ajudar, que estão abertos ao acolhimento e tratamento quando necessário. Ela disse que a equipe do CAPS está aberta e disposta em realizar uma escuta atenta no sentido de estabelecer a melhor proposta de tratamento para quem precisar do serviço.
Ainda na manhã desta quarta-feira, a E-Multi estendeu a ação na obra do viaduto da Cachoeira, levando aos operários atividade física laboral e orientações de saúde com estratégias para diminuir a incidência de estresse e ansiedade, finalizando a ação foi realizado uma dinâmica para trabalhar a valorização da vida e lembrar a importância de se olhar com diferentes perspectivas para as situações da vida.
Vigilância Sanitária Municipal promove capacitação sobre Boas práticas de manipulação no comércio varejista de carnes
Na noite de terça-feira (26/09), na sede do Solar Barão de Suaçui, aconteceu a capacitação sobre Boas práticas de manipulação dos produtos de origem animal, promovida pela Vigilância Sanitária Municipal com apoio do Ministério Público por meio da 5ª Promotoria de Justiça, e parceria com o CODAP (Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba).
Na abertura o Promotor de Justiça Dr. Glauco Peregrino falou sobre a importância do evento, pontuando que o comércio varejista de carnes é muito difundido, sendo necessário garantir a segurança desde o abate do animal até a entrega do produto final ao consumidor, garantindo assim sua segurança.

















