A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete deu um importante o em direção à sustentabilidade ao criar uma nova área de triagem e destinação de resíduos da construção civil, localizada no bairro Amaro Ribeiro. A iniciativa, anunciada em 4 de novembro de 2024, visa transformar o gerenciamento dos resíduos gerados nas obras da cidade.
No novo espaço, os resíduos serão selecionados e aqueles com potencial para reaproveitamento arão por um processo de trituração em uma usina que será instalada no local. Os materiais reciclados poderão ser utilizados na pavimentação de estradas de terra e vicinais, além de serem transformados em blocos e bloquetes para construção civil.
O projeto também representa o fim do antigo lixão no bairro Lima Dias, promovendo uma destinação ambientalmente correta e sustentável para os resíduos sólidos. “Nosso compromisso com o meio ambiente é uma prioridade, e esse projeto, pioneiro na região do Alto Paraopeba e Vale do Piranga, demonstra claramente isso. Estamos encerrando mais um aterro irregular e dando uma nova utilidade aos resíduos da construção civil. Com essa iniciativa, transformamos o que antes era descartado em novos materiais que beneficiam nossa cidade, promovendo um ciclo sustentável e responsável”, destacou o prefeito Mário Marcus.
Com a melhoria da área de triagem e a futura usina de reciclagem, Lafaiete avança na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, buscando soluções eficientes para o crescimento urbano, enquanto preserva o meio ambiente e garante mais qualidade de vida para todos os cidadãos.