Após o período crítico da pandemia da Covid-19, o figurado bíblico da Matriz Nossa Senhora da Conceição, de Conselheiro Lafaiete e o Grupo de Teatro Imaculada Conceição (GRUTIC), voltarão a encenar os últimos momentos de Jesus Cristo nesta sexta-feira da Paixão, dia 15 de abril
A encenação da Paixão de Cristo terá início às 18h30, nas escadarias da Matriz de Nossa Senhora da Conceição com a representação da prisão, condenação e julgamento de Jesus Cristo. Em seguida, haverá representação da via sacra pelas ruas com a encenação das quedas de Jesus com a cruz, o encontro com sua mãe Maria, o auxílio de Simão Cirineu e o consolo as mulheres de Jerusalém. Já na esplanada da Basílica do Sagrado Coração de Jesus haverá os atos finais com encenação da crucificação e morte de Jesus.

Terminada a encenação, haverá o tradicional sermão do descendimento da cruz pregado pelo padre Euder Daniane Canuto Monteiro, reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, acontecerá a procissão do enterro conduzindo a imagem do Senhor Morto até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
A encenação da Paixão de Cristo que acontece desde 2008, teve de ser cancelada em 2020 e 2021, por conta da pandemia. De acordo com o jornalista José Carlos Vieira que dirige a encenação, este ano grupo de teatro recebeu o apoio do novo pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padre Geraldo Gabriel Pinto.
Segundo o coordenador, a expectativa é grande para a apresentação, mas apesar do momento favorável da pandemia, a organização optou pela redução do número de atores e figurantes. “Em anos anteriores tivemos a participação de mais de 100 atores e figurantes e para ano, reduzimos pela metade por conta da pandemia que ainda não terminou”, afirmou.
O jornalista também explicou que a preparação da representação bíblica requer muita dedicação dos atores, figurantes e equipe de apoio. “Temos percebido que a encenação da Paixão de Cristo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição vem melhorando a cada ano e conquistando espaço na região e no interior de Minas. Recebemos mensagens de pessoas de várias cidades querendo se informar e conhecer o nosso trabalho que é feito com muita dedicação pela comunidade”, disse o coordenador. A encenação da Paixão de Cristo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Meraki.
Serviço:
Encenação da Paixão de Cristo
Data: Dia 15 de abril – Sexta-feira da paixão
Início: 18h30
Local: Em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição e terminando na esplanada da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: Lafaiete Agora