Museu de Congonhas recebe apresentação da Orquestra Jovem das Gerais com participação de estudantes da Rede Municipal

Museu de Congonhas recebe apresentação da Orquestra Jovem das Gerais com participação de estudantes da Rede Municipal

Spread the love

Nesta quarta-feira, 21 de maio, às 19h, o Espaço Alternativo do Museu de Congonhas é o local do lançamento do projeto “Música e Cidadania – Transformando o Futuro”, uma iniciativa que une arte, educação e transformação social. A noite contará com uma apresentação especial da Orquestra Jovem das Gerais, e a entrada é gratuita.

Com apoio da Prefeitura de Congonhas, o projeto tem como objetivo promover a inclusão social, a formação cultural e o desenvolvimento humano por meio da música. No palco, jovens talentos da Orquestra serão acompanhados por alunos das escolas municipais Odorico Martinho da Silva, Doutor Victorino Ribeiro e Dona Maria de Oliveira Castanheira, todos integrantes da ação.

O repertório da apresentação reflete a diversidade e a riqueza da proposta, indo do clássico soviético de Dmitri Shostakovich ao tradicional baião nordestino de Luiz Gonzaga.

Fundada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Orquestra Jovem das Gerais oferece oficinas de instrumentos de corda (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico), sopro (flauta doce, flauta transversal, clarinete, oboé, trompa e trompete) e percussão. Atualmente, o projeto atende cerca de 200 crianças e adolescentes, e, ao longo de sua trajetória, já impactou a vida de mais de 1.600 jovens.

A Orquestra representa um olhar sensível para o sertão mineiro, não apenas o do interior do estado, mas também o sertão urbano das grandes cidades como Contagem — das favelas, dos morros, das vilas e dos aglomerados.

Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas


Spread the love

Deixe um comentário