Ministério da Saúde amplia público-alvo da vacinação contra a dengue devido a estoques próximos do vencimento

Ministério da Saúde amplia público-alvo da vacinação contra a dengue devido a estoques próximos do vencimento

Spread the love

O Ministério da Saúde anunciou uma medida emergencial para evitar perdas de estoques de vacinas contra a dengue que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril serão direcionadas preferencialmente para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

A iniciativa, segundo a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, permite que, a critério dos gestores municipais, a imunização possa ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, faixa etária especificada na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Anvisa.

Essa mudança temporária na estratégia, de acordo com Maciel, visa aproveitar ao máximo as doses que vencerão até 30 de abril de 2024. A segunda dose para quem se vacinar dentro deste contexto está garantida.

A campanha de vacinação contra a dengue teve início em fevereiro, com distribuição de doses a 521 municípios selecionados. O público-alvo prioritário são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Embora a vacinação seja uma medida importante, o controle do vetor Aedes aegypti continua sendo o principal método de prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas, conforme alerta do Ministério da Saúde.

 


Spread the love

Deixe um comentário