Mestre em Cerâmica Saramenha representa Lafaiete e Minas no Salão Internacional de Artes Plásticas em São Paulo

Mestre em Cerâmica Saramenha representa Lafaiete e Minas no Salão Internacional de Artes Plásticas em São Paulo

Spread the love

Acontece no período de 6 a 16 de maio, mais uma edição do Salão Internacional de Artes Plásticas  SINAP/AIAP, na Câmara Municipal de São Paulo. Conselheiro Lafaiete e Minas Gerais estarão muito bem representados pelo Mestre em Cerâmica Saramenha, Rosemir Hermegídio, que sempre leva sua arte a salões e mostra no Estado e no Brasil.

O Mestre Rosemir Hermenegídio, que é 2º Sargento da Polícia Militar na condição de reserva, conta que desde criança se interessou pelos trabalhos com argila, tendo iniciado na arte ainda na adolescência, em 1985, com Silvestre Guardiano Salgueiro, conhecido como Mestre Bitinho, sendo este o último detentor deste conhecimento vindo de Portugal. Os filhos de Mestre Bitinho não demonstraram vocação para a cerâmica Saramenha, e o artista decidiu ar os ensinamentos a Rosemir, devido à sua grande amizade com seu pai, o antiquário Jovercy Hermenegídio, que comprava sua peças.

Rosemir, que participou do evento Pincel Mágico, realizado recentemente em Lafaiete e Congonhas, fazendo um trabalho com as crianças na parte de escultura, conta que o IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerai – está fazendo um histórico da cerâmica Saramenha, sendo que esta deverá ser patrimônio imaterial de Conselheiro Lafaiete.

Sônia Santos – Jornalista


Spread the love

Deixe um comentário