Conselheiro Lafaiete está incluído na programação do projeto de circulação do espetáculo “Auto da Compadecida”, uma releitura da famosa obra de Ariano Suassuna, com direção e concepção geral do renomado diretor Gabriel Villela. O Grupo Maria Cutia de Teatro continua sua turnê com o espetáculo e fará sua primeira apresentação em Conselheiro Lafaiete neste sábado, 27 de maio, às 19h30, no Teatro de Arena (Praça do Cristo / Santa Efigênia), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A entrada para o evento é gratuita. O projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é realizado pelo Grupo Maria Cutia, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Inspirado na rica tradição mítica brasileira do famoso anti-herói ou herói sem caráter, o espetáculo “Auto da Compadecida” encenado pelo Grupo Maria Cutia apresenta as cativantes e divertidas aventuras de João Grilo e Chicó. Tudo começa com o funeral e o testamento do cachorro do Padeiro e sua Mulher, e acaba se transformando em uma jornada épica e miraculosa pelo sertão, envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Nessa versão mineira da peça, o público é imerso no universo barroco, refletido tanto no cenário quanto nos figurinos elaborados pelo diretor Gabriel Villela. Além disso, o Grupo Maria Cutia traz à tona temas importantes já abordados na obra de Suassuna, como o racismo, a ganância e a exploração da fé alheia.
Além de Lafaiete, no dia 27 de maio, o espetáculo também terá uma apresentação em Belo Vale, no domingo (28).




