Feminicídios aumentam e denúncias de violência doméstica dobram em Minas

Feminicídios aumentam e denúncias de violência doméstica dobram em Minas

Spread the love

 

No  domingo, 13 de outubro, foi sepultado o corpo de Regiane Raimunda Avelino, de 43 anos, que foi vítima de feminicídio no sábado, no bairro Morro da Mina, em Lafaiete. O autor do crime, proprietário de um varejão e companheiro recente de Regiane, foi detido em um motel da cidade após tentar tirar a própria vida. A Polícia Militar precisou arrombar a porta do quarto onde ele estava. As investigações revelaram que Regiane foi morta com golpes de foice. Ao chegar ao local, a PM encontrou a mulher com ferimentos graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atestou que Regiane já estava sem vida. A polícia rapidamente identificou o autor do crime e iniciou diligências, resultando em sua prisão e na apreensão de três armas de fogo — uma em sua posse e duas em sua casa. Este caso trágico se insere em um contexto alarmante: Minas Gerais registrou um aumento de 3% nas mortes violentas de mulheres em 2023, em comparação ao ano anterior.

O 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, apontou que 506 mulheres foram assassinadas no estado no último ano, das quais 183 foram vítimas de feminicídio. Um dado preocupante é o aumento do número de mulheres assassinadas que tinham medidas protetivas. Em 2023, 27 mulheres com medidas de urgência ativas foram mortas, representando 14% das vítimas de feminicídio, acima da média nacional de 12,7%. Isso destaca falhas no sistema de proteção e apoio às mulheres em situação de risco.

Para auxiliar as mulheres vítimas de violência, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou o projeto “Chame a Frida”. Essa iniciativa consiste em um chatbot que utiliza o aplicativo WhatsApp para atender, de forma imediata, às solicitações de vítimas de violência por meio de mensagens pré-programadas. Assim, a mulher inicia uma conversa e recebe acolhimento e esclarecimentos sobre suas principais dúvidas. A atendente virtual Frida também pode encaminhar a vítima para atendimento com um policial e apresentar os serviços disponíveis.

Barbacena
Telefone: (32) 9 8454-7403
Horário de atendimento: 8h30 às 12h e 14h às 18h30

Conselheiro Lafaiete
Telefone: (31) 9 8489-2819
Horário de atendimento: 8h30 às 12h e 14h às 18h30

São João del-Rei
Telefone: (31) 9 8489-3468
Horário de atendimento: 8h30 às 12h e 14h às 18h30


Spread the love

Deixe um comentário