Aconteceu, na manhã de quinta-feira (07/04), na Escola Municipal Nossa Senhora da Ajuda, no distrito Alto Maranhão, a entrega oficial das 14 salas recurso, totalmente reequipadas, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Congonhas (Semed) e a Fundação Vale. A ação aconteceu em uma cerimônia em que também ocorreu a etapa final do projeto “Educação Inclusiva”.
O Projeto “Educação Inclusiva” tem como objetivo contribuir para a melhoria do atendimento educacional dos estudantes com deficiência, transtornos globais, transtornos do espectro autista, altas habilidades e superdotação, das escolas da rede municipal de ensino de Congonhas. Nele, foram contempladas 14 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que foram suplementadas com materiais, mobiliários e equipamentos a fim de tornar o atendimento aos estudantes ainda melhor.
Além dos materiais e equipamentos, foi oferecido aos profissionais das escolas que possuem as SRM (Sala de Recursos Multifuncionais) um programa de formação que proporcionou o desenvolvimento de ações pedagógicas e projetos escolares voltados à inclusão dos estudantes. Todo o trabalho foi desenvolvido pela ONG Agência de Iniciativas Cidadãs.
Durante a cerimônia, os alunos da escola cantaram o Hino de Congonhas, deixando todos os presentes emocionados, como ressaltou o gerente de Operações Paraopeba Sul, da Vale, Danilo Goldoni. Ele também reforçou a importância da parceria com o Município para a melhoria e aprimoramento do aprendizado nas unidades escolares, enfatizando a possibilidade de novas parcerias para a Educação.
O projeto Educação Inclusiva vem sendo trabalhado desde 2021 pela Semed junto à Fundação Vale, que enviou os materiais, mobiliários e equipamentos, direcionando de forma distinta a cada unidade escolar que conta com a sala recurso, implantando e treinando as profissionais da Educação para obterem os melhores resultados com os alunos.
Para o secretário de Educação, Rodrigo Mendes, o projeto é um grande o para a educação inclusiva em Congonhas. Ele parabenizou sua equipe e agradeceu a Vale por destinar para Congonhas a atenção com relação à melhoria contínua do aprendizado nas salas de aula.
O vice-prefeito de Congonhas, Paulo Policarpo, recebeu os representantes da Vale, Fundação Vale, diretores da Semed, professores e todos os presentes na cerimônia. Ele relatou que, em seu tempo de escola, aprendia-se o Hino Nacional Brasileiro. Vendo as crianças cantarem o hino do município com tamanha desenvoltura, agradeceu pela oportunidade de estar ali vivendo aquele momento. O vice-prefeito também agradeceu a Vale pela parceria ressaltando esperar novos projetos entre a Prefeitura e a mineradora em prol da qualificação e melhoria de ensino dos congonhenses.
Ao final, a fita simbólica da sala recurso da Escola Municipal Nossa Senhora da Ajuda foi descerrada e os presentes puderam fazer uma visita ao local. Na saída, integrantes da escola deram uma lembrança a cada um dos presentes.







