A reciclagem ajuda a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e minimiza o impacto ambiental negativo.
De acordo com a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes.
A reciclagem só traz benefícios: primeiramente, para o meio ambiente, pois evita a poluição e degradação e evita que novos recursos naturais sejam extraídos do planeta. O segundo benefício é que melhora a economia do país, considerando que a reciclagem cria novas empresas e faz a economia girar. O terceiro benefício é o social, pois a reciclagem gera empregos, por exemplo, em empresas de reciclagem ou em cooperativas e associações de catadores.
A data, instituída pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, surgiu para trazer reflexão sobre a importância das responsabilidades que temos como consumidores na hora de fazer o descarte das embalagens.
E o assunto é urgente! Por exemplo, você sabia que o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo? Das 11.355.220 toneladas/ano e, somente 1,28% são destinadas à reciclagem. Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana. Somente 145.043 toneladas de lixo plástico são recicladas.
“Muitos países se preocupam e apoiam programas ambientais,e consequentemente, de reciclagem. Com o aumento crescente na produção de resíduos é preciso falar cada vez mais a respeito de reciclagem. Uma pauta urgente a ser discutida. Mas, ainda, há muito trabalho pela frente, e o esforço é contínuo”. Ressalta a jornalista, colunista em sustentabilidade Rafaela Faria.