Os filósofos gregos clássicos já abordavam questões relacionadas à alma humana, com Aristóteles, Sócrates, Platão, Hipócrates. Depois, surgiu René Descartes que considerava a mente e corpo como entidades separadas.
No século XVI surgiu o termo Psiquê (alma) e Logo (estudo).
A Psicologia, como disciplina científica, surgiu em 1879, em Leipzig, Alemanha, com Wilhelm Wundt, como um ramo da Filosofia.
No pós-Iluminismo foram criadas condições para o surgimento da Ciência Psicologia. Por um tempo, a psicologia científica esteve ligada à filosofia e estudava os comportamentos humanos e processos mentais.
No início do século XX, no curso de formação de professores, dentro do curso de Filosofia e Pedagogia, a Psicologia fez parte de uma disciplina.
Os primeiros cursos de formação específica em Psicologia datam de 1950.
Como ciência independente, surgiu em diferentes escolas de pensamento:
-Estruturalismo: Ciência da consciência, da sociedade e sua cultura, formada por estruturas. Em 1890 com Wilhelm Wundt, depois Levy Strauss, entre outros.
-Funcionalismo: com William James, John Dewey. Tinha como objetivo entender os processos mentais. A teoria da evolução e Biologia de Darwin influíram nesta teoria.
-Psicanálise: século XIX, com Freud. Investiga o inconsciente e suas particularidades, o estudo da sexualidade, interpretação de sonhos, Id, Ego, Superego.
-Psicologia Analítica de Jung, que estuda os sonhos, as experiências simbólicas, o Inconsciente Coletivo (arquétipos, persona, Anima, Animus, sombra, self), tipos psicológicos.
-Psicologia do desenvolvimento individual, complexo de superioridade. Adolf Adler.
– Gestalt: em 1912: estudo da forma, processos relacionados à percepção com Wolfgang Kohler, Fritz Perls, Max Wertheimer, Kurt Kafka. A mente era estudada como um todo. O todo é maior do que a soma das partes.
-Behaviorismo: com Skinner, Watson. A Psicologia como ciência do comportamento do organismo, usando métodos de observação e verificação. O foco era no comportamento observável.
-Psicologia Cognitivo Comportamental (TCC), em1960, com Aaron Beck. Método estruturado e orientado para o presente e dirigido para resolução de problemas por meio da modificação do pensamento e do comportamento disfuncional e com tomadas de decisão.
-Humanista: defende o potencial humano para a autorrealização. Engloba a Psicologia fenomenológica existencial pela expressão filosófica de Kierkegaard, Husserl, Heidegger, Merlean Ponty, Sartre, Karl Jaspers, Biswanger, Medard Boss, Rollo May, Abraham Albert Maslow, Gordon Allport, Viktor Frankl com a Logoterapia.
As pessoas experimentam o mundo de forma diferente e única. O comportamento humano é controlado pela própria vontade.
-Psicologia Sistêmica: baseada na Teoria Geral dos Sistemas, na Teoria Racional Emotiva do comportamento. Estuda as relações, as condutas que interferem no comportamento e procura a prevenção das perturbações mentais. Seus representantes foram: Milton Erikson, Virgínia Satir, Bateson, Albert Ellis, Minuchin, Entre outros.
-Psicologia Transpessoal: 1967. Utiliza-se de recursos técnicos como hipnose, meditação, relaxamento. Estuda a consciência e estados não ordinários. Stanislav Grof, Abraham Albert Maslow também, se encontram nesta teoria.
-Psicologia Positiva: movimento científico que surgiu com Martin Seligman e Chris Peterson em 1997. Aborda os potenciais, as forças pessoais e virtudes do ser humano, visando o bem-estar, o desenvolvimento do senso de significado na vida.
No Brasil, a Psicologia foi regulamentada por Lei Federal, em 27 de agosto de 1962.
Existem várias áreas onde os psicólogos podem atuar: Psicologia Clínica, Social, Jurídica, Hospitalar, do Esporte, Educacional e Escolar, Organizacional e do Trabalho, do Trânsito, Psicomotricidade, Neuropsicologia, Psicopedagogia.
Honro a todos os cientistas, filósofos, antropólogos, psiquiatras, neurologistas, psicólogos, todos os profissionais que contribuíram para que a Psicologia se tornasse ciência.
Peço desculpas se não mencionei algumas referências.
Fiz um breve relato da História da Psicologia. Há 42 anos exerço esta profissão. Busco a atualização através de cursos, estudos, supervisão.
É com dedicação e estado de presença que procuro contribuir para o auto conhecimento, o desenvolvimento e bem-estar do ser humano.
Comemoro esta data com alegria no coração!
Luiza Maria Alves de Oliveira é Psicóloga do Instituto Quanta e realiza:
Psicoterapia: jovens, adultos, casal, família.
Ludoterapia
Constelações Familiares
Oficinas para pais e educadores, crianças e jovens.
Atendimentos presencial e on-line.
WhatsApp:(031)997975585
E-mail: [email protected]
Instagram: psic_luizamariaao
