No início da tarde da segunda-feira, 30/03, por volta de 13h30, bombeiros de Barbacena compareceram às margens da MG-135, altura do km 08, proximidades entre o aeroporto e o Distrito de Sá Fortes onde segundo informações de solicitantes, mais de 30 cães foram abandonados em uma mata. Um dos cães foi atropelado ao tentar atravessar a rodovia.

No local, seis pessoas, membros da Sociedade Protetora dos Animais que pediram apoio dos bombeiros para capturar e resgatar os cães que segundo eles, a cerca de cinco dias foram abandonados por um homem que levou os animais em um caminhão. De posse de facões, os bombeiros entraram na mata bastante densa e fechada com braquiárias e samambaias a procura dos cães.

Após cerca de 2 horas de incursão na mata, os bombeiros ouviram os latidos dos animais, mas os cães ao serem avistados fugiam dificultando a captura. Mediante a tais obstáculos e dificuldade sendo praticamente impossível de resgatar os cães, os bombeiros orientaram os membros da associação a deixar água e comida nas proximidades para tentar uma reaproximação com os animais ou até mesmo uma colocação de armadilhas para capturar os mesmos.