Medida é preventiva e foi tomada após inspeção sanitária na fábrica paulista identificar falhas graves de higiene
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, que tem sede na cidade paulista de Monte Alto, São Paulo. A decisão foi divulgada pela agência na noite dessa quarta-feira (29).
“A suspensão da comercialização, distribuição e uso é válida apenas para os produtos em estoque na empresa. Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas”, informa nota da Anvisa. Ou seja, produtos que estão nos supermercados, com exceção da maionese, podem ser comercializados.
A Anvisa destaca que a medida é preventiva e foi tomada após inspeção sanitária na fábrica paulista identificar falhas graves de boas práticas relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final, aponta o órgão de vigilância.
A suspensão da fabricação vale até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos, como a maionese feita com matéria-prima vencida. A Anvisa vai recolher o lote. “A medida proíbe a comercialização, distribuição e uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354”, diz a Anvisa.
Fonte – Itatiaia