Neste Dia Mundial dos Oceanos, as Nações Unidas celebram o histórico Tratado do Alto Mar – adotado no dia 4 de março de 2023 para proteger 30% dos oceanos do mundo e garantir a conservação da biodiversidade marinha em áreas fora da jurisdição nacional.
Sobre o Dia Mundial dos Oceanos:
O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho desde 1992, quando aconteceu a Cúpula da Terra – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Realizada no Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho, a Eco-92 ou Rio 92 foi uma das maiores e mais influentes conferências da história das Nações Unidas, reunindo 179 países e culminando com a adoção de vários instrumentos e acordos que moldam a cooperação internacional para a preservação do meio ambiente até os dias de hoje.
Está bem claro que os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. Os oceanos são um ponto crítico até para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos no nosso planeta. Os oceanos são fundamentais. Eles regulam o clima, nos proporcionam alimentação. Sem a preservação dos oceanos,não apenas o clima sofre, mas a vida das pessoas também será direta e drasticamente afetada, manter os oceanos limpos, sabemos que espécies marinhas estão sofrendo com a poluição dos oceanos e com a presença de “plásticos”, pontua a jornalista Rafaela.
Rafaela Faria – Jornalista