O Brasil só reciclou 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos geradas em 2022. Todo o resto foi parar em aterros controlados, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças do país.
Atualmente, foi publicado, em vários veículos de comunicação em que o Brasil é campeão mundial em reciclagem de alumínio! Isso é uma ótima notícia, porém temos muito a fazer e pensar em estratégias para a reciclagem dos materiais, pontua a gestora em logística empresarial Rafaela Faria.
Reciclagem e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
Com o objetivo de estabelecer normas para o gerenciamento dos resíduos no país, foi aprovado em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), marco legal da sustentabilidade. Entre suas medidas, responsabiliza a cadeia de produção e consumo pelo ciclo de vida dos produtos com a aplicação da logística reversa e de um acordos setoriais.
O que é Logística Reversa
A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Conforme previsão legal, os sistemas de logística reversa serão estendidos a produtos e embalagens considerando, prioritariamente, o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados.
Rafaela Faria – Jornalista