Um incêndio de grandes proporções na região da Fazenda dos Munhos, localizada na zona rural de São João Del Rei, na tarde de quinta-feira, 15 de maio, devastou uma vasta área de vegetação, exigindo uma resposta rápida e eficaz por parte dos bombeiros.
Segundo o Sargento Nascimento, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, os militares já haviam realizado um trabalho preventivo na noite anterior, protegendo as áreas construídas da fazenda. No entanto, ao retornarem, depararam-se com uma extensa linha de fogo, exigindo uma estratégia de combate bem elaborada.
Utilizando um drone para mapear a área afetada, os bombeiros puderam identificar as prioridades no combate às chamas, concentrando seus esforços nas áreas de maior risco, como estradas e um rio próximo. O tempo seco e os ventos fortes contribuíram para a propagação rápida do fogo, que chegou a formar labaredas de mais de cinco metros em alguns pontos.
“Nós fizemos o combate direto com o uso de abafadores e sopradores em uma grande parte que oferecia mais riscos às áreas construídas. Após um longo período de atuação, conseguimos eliminar toda a linha de fogo”, explicou o Sargento Nascimento. A equipe permaneceu no local por toda a tarde e grande parte da noite, garantindo que o incêndio fosse completamente extinto.
Sobre as causas do incêndio, o militar ressaltou a importância da conscientização sobre a prevenção de incêndios em áreas rurais. “Neste período chove muito pouco e os incêndios se tornam cada vez mais comuns, muitas vezes causados por ação humana. Em áreas rurais, é importante que os proprietários façam aceiros para proteger os pontos mais sensíveis e, sempre que forem realizar queimas para a limpeza de terreno, o Instituto Estadual de Fazendas deve ser notificado”, afirmou.
A equipe que atendeu a ocorrência foi composta pelos Sargentos Nascimento e Oliveira, além dos Cabos Giovanni e Américo, cuja atuação foi fundamental para conter o incêndio e evitar danos maiores à região.